12.10.10

Quando falei que iria a Atenas, muitos me disseram que dois dias seria mais que suficiente para conhecer a cidade. Sempre desconfio disso. Provavelmente eles não são ratos de museu como eu. Neste ponto, encontrei meu par perfeito. Quando Bruno me disse que tinha ido dois dias seguidos ao Metropolitan, em Nova Iorque, para poder ver tudo, tudinho, senti que tinha encontrado minha cara metade!

Assim, por minha conta, coloquei mais um dia em Atenas. E funcionou perfeitamente bem. Primeira atração do dia: Ágora Antiga. Descemos na estação Monastiráki. Saindo da estação, demos de cara com o famoso mercado de pulgas e passamos por dentro dele para chegar à Àgora. O mercado de pulgas tem de tudo mesmo: antiguidades, quinquilharias, lembrancinhas da cidade, móveis e bastante falsificação de bolsas e óculos.

A Ágora Antiga foi o núcleo político e religioso da Antiga Atenas e tem um tamanho considerável. Veem-se muitas ruínas de templos, de stoas (mercados) e de casas, mas também o mais bem conservado templo em Atenas, o Templo de Efesto.




Porém o que mais me impressionou foi as ruínas do presídio onde teriam assassinado o filósofo Socrátes. Não está nada conservado, mas me deixou emocionada pela importância histórica.

Há um prédio muito grande, de dois andares, chamado Stoa de Átalo. Era uma espécie de shopping center dos gregos, que foi reconstruído entre 1953 e 1956, tentando seguir o modelo original. Quem gostou muito foi o Bruno. Seu sonho de consumo turístico é ver o Coliseu todo reconstruído.





Dentro da stoa, há um pequeno museu com objetos daquela época. O que mais me chamou a atenção foi uma espécie de “cadeira de bebê”. A cadeira não tinha fundo e a criança podia ficar sem roupa dentro dela e, assim, ficava fácil, fácil limpar...





Ainda a pé, fomos até a Torre dos Ventos, que fica na Ágora Romana. A torre foi construída por volta de 100 a.C., como cata-vento e relógio d'água.





Continuamos caminhando um pouco pelo bairro de Plaka, por uma rua de pedestres muito simpática, cheia de lojinhas, onde compramos lembranças e camisetas. Olha só a camiseta que eu comprei:





Não é bonitinha? Tá bom, eu confesso. A estampa era para camisetas de criança, mas a loja permitia que se colocasse a estampa que quisesse na camiseta que a gente escolhesse, então...

Por volta das 21h, voltamos correndo para o hotel. O voo para Santorini era às 5h30min e a noite seria muito curta.

Próxima parada: Ilha de Santorini!

6 comments :

  1. Que vontade de andar por esse mercado de pulgas, curto!

    ResponderExcluir
  2. E as ruínas do presídio onde teriam assassinado Sócrates, emocionante. O cara teve como discípulo Plutão e não deixou seus pensamentos escritos, por que será?

    ResponderExcluir
  3. Frases de Sócrates:
    "Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados."

    "Todo o meu saber consiste em saber que nada sei."

    "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus."

    ResponderExcluir
  4. Adorei as frases do Sócrates que vc postou. Dizem que se arrependeram depois de terem-no assassinado. Uma pena, tarde demais...

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei apaixonada pela blusinha! Já comprei mais outras duas com desenhos engraçadinhos...

    ResponderExcluir