21.2.15

Depois de convencida pelos relatos da querida Fabíola Sad, do Mochilando por aí, a conhecer este pedacinho de Paraíso, fui pesquisar preço de voo para lá. Tolinha, joguei num site de busca de voos normal e, claro, não apareceu nenhum resultado para minha pesquisa.

Sim, existem voos para lá e partem da ilha de San Andres. Mas os voos são operados por uma única empresa, chamada Satena. O único jeito de comprar pela internet é mesmo pelo site deles.

O avião ("avioneta", como eles chamam) é praticamente um teco-teco.




Tenho pavor de altura e mais pavor ainda de turbulência, mas, como Perrenguete, me sinto na obrigação de enfrentar certos medos em prol de uma boa viagem.

Para minha feliz surpresa, não houve nenhuma turbulência e o voo foi mais rápido do que eu imaginava. São só vinte minutinhos. Quase nem deu para sofrer.

Outro ponto importante é o limite de bagagem. Cada pessoa só pode despachar uma mala de até 10kg. Não sei o limite da mochila ou bolsa a levar consigo no avião, só sei que há uma balança para que a pessoa se pese com a mochila nas costas. No meu caso, eu me pesei com minha bolsa e o Perrengueiro Jr. no colo.

Se você estiver com mais de 10kg, há um guarda-volumes no aeroporto de San Andres onde se pode deixar a bagagem excedente (a um custo de 4000 pesos colombianos a diária por volume). Nós só descobrimos isso depois e perrengamos num "preju" danado. Portanto, não siga nosso exemplo, siga nossa dica!

O voo ida e volta custou 260 mil pesos colombianos, em torno de 125 dólares, incluindo as taxas.

Quando estava decidindo como ir, verifiquei que havia, também, um catamarã como opção. Pelo site, parece bastante confortável.

O problema é que todos os lugares em que li dizia que, na ida para Providencia, o barco mexia demais, pois estava contra o vento. Diziam para tomar remédio para enjoo e tudo. Além disso, são, no mínimo três horas de viagem (que podem aumentar de acordo com o estado do mar e do clima) e nós estávamos com um bebê de um ano, né?

Na viagem de volta para San Andrés, li que o trajeto de barco é mais tranquilo, pois está a favor do vento. Mesmo assim, para que arriscar? Achei muito tempo para um bebê tão pequeno e, já que iríamos de avião, vi menos necessidade ainda de ir de um meio de transporte e voltar de outro.

A vantagem é que é bem mais barato e a franquia da bagagem é 30kg.

Bom, seja qual for o meio de transporte escolhido, o importante é ir. Essa ilha é encantadora! Não há como se arrepender! 

1 comments :

  1. Ola.
    Poderia me informar se esse guarda volumes do aeroporto cobra por mala ou por kilo? Pq estarei com duas malas grandes que terei que deixar e ir apenas com mochila.
    Onde ficou em Providencia? Poderia dar detalhes de valores dos passeios (no caso queria pegar a lancha direto para Cayo Cangrejo e não ficar passando nos outros lugares antes ou depois) e valores de alimentação. Estou meio perdido e acho pouca informação sobre valores atualizados de providencia.
    Obrigado

    ResponderExcluir