2.3.13

Teríamos um dia curto pela frente com o voo às 20 horas e ainda tendo que chegar mais cedo para devolver o carro alugado. Por isso, malas prontas e guardadas no carro. Fizemos o check-out e, logo depois do café-da-manhã, partimos para explorar outras áreas da capital de Gales.

Infelizmente, o dia em Cardiff começou nublado e cinzento, mas com esperanças de melhoras ao longo do dia.

Planejamos começar fazendo um tour pelo Millennium Stadium, o estádio nacional de Gales que abriga jogos da União Gaulesa de Rugby. Ali também acontecem os jogos de futebol, gran prix de motos, shows musicais, lutas de boxes etc.

Ao chegarmos ao Millennium Stadium, tivemos dificuldade de entender onde seria a entrada. Não havia ninguém nos arredores e o estádio parecia vazio. Buscamos em vão um guichê ou um balcão de informações. Não conseguimos descobrir se existia um tour guiado ou um horário de visitação.

Descobri que pelo site do estádio há uma opção de agendar por telefone ou on-line um tour guiado, veja aqui: http://www.millenniumstadium.com/tours/book_online.php

Frustrados mas não desanimados, resolvemos aproveitar o último dia com o carro alugado e fomos conhecer o Pier de Cardiff, que fica a menos de dez minutos do nosso hotel.

Ao sul do centro, fica o Cardiff Bay, onde as docas foram transformadas em uma marina e um calçadão à beira-mar.

Paramos o carro em um estacionamento público coberto em frente ao prédio do Techniquest, um centro educacional de ciência e invenções que inclui um teatro e um planetário.

Logo fiquei superanimado para entrar e conferir. Ali, há varias exposições e atrações interativas com explicações científicas. Porém logo vimos que o centro é voltado para crianças e, como teríamos que pagar entrada, decidimos não entrar. Mas indico para quem tiver filhos.

Contormando o prédio, encontramos a nova marina e o calçadão à beira-mar, que agora são uma nova área de lazer e passeio para moradores e turistas.

No calçadão, há restaurantes e esculturas interessantes, além de um belo carrossel que ajuda no constraste entre as construções modernas e as antigas.

Esse prédio vermelho em reforma é o Pier Head Building, que foi construído em 1896 e guarda a memória dos tempos de apogeu da cidade.

Logo ao lado, fica o moderno Wales Millennium Centre, casa da Ópera Nacional Galesa. Ali, nós vimos um vídeo sobre a cidade e visitamos a lojinha. Aliás, é um ótimo lugar para um pit-stop para banheiros e descanso.

Ainda no calçadão, vimos um prédio com uma arquitetura muito curiosa e resolvamos entrar para conhecer.

Para entrar, tivemos que passar por uma máquina detectora de metais e a mochila passou pelo raio-x. Foi aí que percebi que não deveria ser um museu, mas também não se parecia com um banco, por isso perguntei ao guarda que explicou se tratar do Welsh Assembly Government Debating Chamber (o parlamento).

O que achei mais legal foi a arquitetura do teto e da coluna central, cuja base abriga a sala principal das sessões oficiais.

Tal como no Brasil, o povo pode assistir aos debates e nós tivemos acesso livre ao moderno e bem equipado mezanino popular.

Ainda à beira-mar, encontramos a charmosa igrejinha Norwegian Church, que foi construida em 1868 por marinheiros noruegueses que trouxeram vigas de madeiras para as minas de carvão do sul do país.

Hoje, reformada, foi transformada em um centro de arte conhecido como Norwegian Church Arts Centre. É engraçado, pois agora há um café e restaurante e uma galeria de arte, mas ainda mantém muito da sua decoração original.

Terminamos de explorar a região do píer e fomos com nosso carro até o centro e, após estacionar em um edifício garagem, andamos pelas ruas Saint Mary e High Street. Nessa região, podemos ver que se manteve muito das características do passado, apesar de as antigas lojas e hotéis terem dado espaço a escritórios e bares. Agora, grande parte é apenas de pedestres , o que denota que os carros ficaram em segundo plano no centro.

Chegamos no famoso Mercado de Cardiff. Aqui, em 1835, os burgueses de Cardiff decidiram construir um mercado moderno coberto para substituir o antigo que ficava na High Street. O mercado foi projetado por Edward Haycock e composto por uma grande armação de ferro fundido.

A entrada principal fica na St Mary Street e a segunda entrada fica na Church Street, através da Arcada Velha, que sobrevive até hoje como um caminho para o mercado atual. Há uma outra mais estreita na Trinity Street, por onde entramos.

Saímos pela Church Street, uma rua estreita e que mantém o clima original da cidade. Em uma das pontas, encontramos a bela torre da Igreja de São João Batista.

Por dentro é bem simples e sem ostentações, por isso fizemos um "tá visto".

Nosso dia em Cardiff estava chegando ao fim. Mas ainda teríamos um bom perrengue pela frente ao devolver nosso carro na Hertz e fazer o check-in.

Estávamos tranquilos com o horário, porém, quando nos aproximamos do aeroporto, uma chuva pesada despencou. Não havia ninguém nas cancelas de entrada do estacionamento e não conseguimos encontrar nenhuma sinalização de onde seria a Hertz. Por isso, dei duas voltas em vão no estacionamento, antes de decidirmos parar para fazer o check-in e despachar as malas e, então, procurar onde devolver o carro. Pensei que seria fácil encontrar alguém que me indicaria onde fica a locadora. Mas o primeiro problema que enfrentamos, após correr com duas malas cada um pela chuva, foi entrar no aeroporto. Nenhuma das duas portas automáticas queria abrir. Ficamos desesperados, pois não tinha nenhuma outra opção. Só ficamos aliviados quando outros passageiros chegaram e pudemos dividir a aflição. Várias tentativas e litros d'água depois, conseguimos entrar e fazer o check-in. Só que faltava devolver o carro... Mesmo com a indicação da moça do balcão, continuava muito difícil entender onde era a Hertz. Por causa de obras, as locadoras estavam funcionando dentro de dois containers estacionados lá fora. Fomos a pé conferir e, foi só dizer a quilometragem, que eu prontamente já havia registrado, junto com o tanque cheio.

Aliviado, estava ansioso para o próximo destino: Escócia. Vou conhecer a terra do Highlander!

4 comments :

1. Adoro ler sobre lugares que não penso em conhecer, é minha viagem na sua. Adorei! Abraços,

Paula do Mochilinha

2. Eu, ao contrário da Paula, vim passear por aqui justamente porque o maridão tá querendo ir para esta região. Muito legal o post.

3. Oi Flora, nós ficamos uma semana viajando pelo interior do País de Gales. O país é lindo!!!

4. Realmente, todos os posts são muito bem escritos. Parabéns!