Nosso primeiro dia em Santorini começou cedo, bem cedo! O voo de Atenas saiu às 5h30m da manhã, ou seja, madrugamos para chegar ao aeroporto. Por causa do horário e das malas, resolvemos ir de táxi (60 euros a corrida). A opção mais barata seria ir de táxi até o terminal rodoviário e pegar o ônibus, mas preferimos evitar esse perrengue.
Chegamos em Santorini às 6h30m da manhã e alugamos um carro no aeroporto mesmo. Aliás, uma excelente opção, já que assim pudemos rodar por toda ilha com liberdade e muita facilidade. As agências de aluguel não dispõem de GPS (dizem que os mapas não possuem as ruas da ilha), mas a ilha é supersimples de se localizar e com apenas um mapa rodamos sem problemas. No entanto, pude ver pelo Google maps e pelo GPS do meu celular que a ilha estava toda mapeada e consegui me achar.
Às 7h30m já estavamos chegando ao centro de Fira, uma das cidades da ilha, e a única coisa que achamos aberta foi uma padaria. Ótimo para matarmos a fome e tomarmos o café-da-manhã. Dali, rumamos para a cidade de Akrotíri, uma escavação arqueológica, mas, para nossa imensa decepção, demos com a cara na porta! O sítio arqueológico está fechado (já há dois anos) e só reabre no ano que vem por motivos técnicos.
Sem saber muito o que fazer em nossa primeira expedição pela ilha de Santorini, passamos em Períssa, um balneário turístico que tem uma bela praia com barracas de palha e esprequiçadeiras montadas na areia vulcânica negra.
Depois, fomos em busca de Fira antiga, a primeira cidade construída na ilha, onde há ruínas de casas, templos e teatros que alimentavam nossa imaginação à medida que a explorávamos.
Fira antiga fica no alto da montanha e é preciso caminhar muito para chegar ao topo. Felizmente mais da metade do caminho dá para fazer de carro.
E a vista privilegiada do topo, hoje, nos permite ver as cidades ao longe.
A cidade antiga era bem grande e complexa em termos de construções e arte.
Este é o teatro, cuja construção data do segundo século a.C.
Como este dia foi muito longo, a parte da tarde ficará para um próximo post. Até lá!
Quando conheci Santorini não tive noção que ela era tão grande. Mas tb eu não estava viajando com os perrengueiros e foi só um dia de visita. Perto do que estou conhecendo agora foi um "tá visto"!!
ResponderExcluirMeu pai se amarrou em ver o NIAMΠEΛO, um autêntico vinho de Santorini...rs.
ResponderExcluirFabi, vcs fizeram um cruzeiro? Acho que deu pra gente conhecer bem Santorini. Só ficou a frustração por Akrotiri, mas... um bom motivo pra voltar lá daqui a alguns anos, né?
ResponderExcluirClick to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.