20.10.10

Nem acreditei quando vi que havia parado de chover e até fazia sol lá fora! Depois de dois dias de chuva forte, com raios e trovoadas, sai o sol justamente no dia em que preciso dele, já que queria visitar a cidade de Líndos, onde todas as atrações são a céu aberto.

Novamente alugamos um carro. Desta vez, um com ar condicionado, por favor. O hotel ligou para agência e a moça veio nos buscar do lado de fora da cidade antiga.

Antes de ir a Líndos, resolvemos passar pelo Porto de Mandráki novamente, para tirar fotos de dia do local onde sempre é representado, em pinturas, o Colosso de Rodes. Hoje, há, de cada lado da entrada do porto, a estátua de uma corça e de um veado de bronze.

O Colosso de Rodes é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Segundo li num guia, embora fosse representado neste local da foto, a suposição é de que ficasse, na verdade, no Templo de Apolo, no lugar onde, hoje, é o Palácio dos Grão-Mestres. Foi destruído por um terremoto no ano de 227 a.C..

Bem atrás das estátuas da corça e do veado, fica a antiga fortaleza de Ágios Nikólaos (séc. XV), que, atualmente, é o farol.

Bem perto, os moinhos medievais que já havíamos visto ontem.

Agora sim partimos para Líndos. Um pouco antes de chegar, paramos num mirante do qual já tínhamos uma vista linda da cidade.

A cor da água me deixou hipnotizada mais uma vez.

Incrível a acrópole dominando a cidade lá do alto, cercada de casas branquinhas!

Foi bem tranquilo estacionar (além de gratuito). À parte em que ficam as casinhas brancas e a acrópole não é possível chegar de carro, somente a pé ou de burrico.

Fomos a pé e não foi nenhum sacrifício.

Do alto, mais imagens lindíssimas.

Fiquei impressionada com as várias tonalidades de azul e verde do mar.

Logo no início da subida para a Acrópole, há um navio de guerra esculpido na rocha.

A acrópole é cercada por muralhas construídas no século XIII pelos Cavaleiros Hospitalários de São João (posteriormente conhecidos como Cavaleiros da Ordem de Malta). Já havia muros antes, mas bem mais baixos.

O ponto alto da Acrópole é o Templo de Atena de Líndos, do século 4 a.C.

Faz um contraste impressionante com o azul do céu.

É muito interessante ver a grande mistura de arquiteturas grega, romana e medieval existentes neste único local.

Abaixo parte da escadaria da stoa (séc. III a.C.).

E parte da fortaleza medieval.

Um pouco mais da cidade de Líndos e suas casas brancas.

Por fim, descemos até a praia para ver as cores do mar de perto.

Que vista incrível se tem da Acrópole dali de baixo!

Como era nosso último dia na Grécia, deixamos um tempinho para as últimas compras. No dia seguinte, bem cedo, teríamos que pegar o avião para a Turquia!

5 comments :

1. O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze.

2. O colosso tinha um pé apoiado em cada margem do canal que dava acesso ao porto, todas as embarcações que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protetor do lugar.

3. Hélios foi substituído pela estátua de uma corça e de um veado de bronze, acabou a imponência...rs!

4. No livro, dizia que o Colosso sempre é representado ali, na entrada do porto, mas que isso não foi verdade, pois ele estaria no templo de apolo, onde é o palácio dos grão-mestres. Verdade ou mentira, não sei. Sei que Bruno ficou revoltado só com a hipótese de o Colosso nunca ter estado ali de verdade. Não quis acreditar de jeito nenhum! Rsrsrs